10 formas de usar o Facebook para promover seu negócio gratuitamente



Realmente, acho que o Facebook é uma das melhores plataformas de marketing pago disponíveis no mercado atualmente. E mesmo não sendo gratuita, ela ainda está na preferência de muitos profissionais que continuam usando como primeira opção. E você sabe porque?


Simples: resultados!


Mesmo sendo uma plataforma paga, o Facebook produz um ROI (retorno sobre investimento) de marketing extremamente alto.

Em outras palavras - vale cada centavo pago.


A Projeto56 gerencia diversas campanhas no Facebook e a performance que esta plataforma tem em diversos segmentos de mercado é bastante satisfatória.


Mas, mesmo sendo uma plataforma de marketing paga, você ainda consegue aproveitar, de forma gratuita, os benefícios que ela pode trazer.


A seguir, você encontrará 10 dicas de como conseguir promover, ainda de forma gratuita, a sua marca.



1. Crie uma presença comercial usando a página de fãs.


Um dos principais pontos fortes do marketing de mídia social é sua capacidade de criar relacionamentos entre empresas e seus públicos. Através da interação direta, isto é, pessoa a pessoa que as redes sociais promovem, faz com que os consumidores se sintam ouvidos e atendidos de forma personalizada, construindo uma conexão especial com a empresa.


Você pode usar sua conta pessoal para interagir com outras pessoas, ou se preferir, manter seu perfil privado e criar uma página independente para sua persona profissional. Assim você poderá captar novos seguidores interagindo com as pessoas que frequentam a página de sua marca.



2. Mantenha uma presença constante de sua marca.


Páginas de empresas tem uma probabilidade pequena de aparecerem nos feeds de notícias do seu público sem que sejam pagas para promovê-las. Mas, você não vai deixar de publicá-las por causa disso.


O Facebook é um excelente mecanismo de busca para obter todo o tipo de informação sobre empresas, funcionando de forma similar a um catálogo de contatos, daqueles antigos ainda impressos, só que muito mais completo e atualizado, com informações sobre contato, horário de funcionamento e até o comentário que as pessoas falam de sua marca.


Uma página robusta e ativa, com postagens regulares e com engajamento do público, é a certeza de uma publicidade que irá atingir a sua expectativa de retorno.



3. Participe de grupos do Facebook.


Enquanto a maioria das pessoas pensa no LinkedIn quando se trata de plataforma business de profissionais online, os grupos do Facebook oferecem, na verdade, uma oportunidade semelhante para esses profissionais.


Existem vários grupos do Facebook dedicados a diversos setores, profissões e interesses. Você pode usar sua conta pessoal para ingressar nesses grupos, bem como em grupos onde seu público-alvo provavelmente se encontra.


Quanto mais você contribuir nas conversas que ocorrem nesses grupos, mais seu nome se tornará reconhecido e sinônimo de liderança e experiência no setor. Tenha sempre o cuidado de passar uma imagem de colaboração colocando a vaidade ou interesse de lado, pois você poderá perder, e muito, caso a sua postura seja oposta, visando de forma explícita obter benefícios sem oferecer nada em troca.


Faça um busca por grupos utilizando palavras chave, e aproveite as sugestões que o Facebook fará com base em seu perfil.



4. Crie seu próprio grupo.


Dificilmente você não encontrará um grupo que esteja alinhado com o seu objetivo, mas, se isso ocorrer, crie o seu próprio grupo, e adicione membros, publique artigos, gere discussões e certamente o engajamento de seguidores potenciais irá acontecer. O fato de você ser o administrador do grupo e controlar as conversas, dá a você o status de liderança do setor aos olhos de seus membros, o que poderá ajudar quando eles sentirem a necessidade de um produto ou serviço que você oferece.



5. Liste seus eventos.


Se você participa de webinares ou eventos públicos como palestrante, crie uma página do evento e convide amigos e pessoas dos grupos que você faz parte. Quando você cria a página de evento, você poderá saber, por exemplo, quantas pessoas irão participar, como também receberá feedback dos participantes. Essa ferramenta ajuda a balizar suas ações futuras fazendo com que consiga dar a seu público exatamente o que eles querem consumir ou receber.



6. Automatize o seu blog.


Tempo é dinheiro! E investir o seu tempo com o que mais gosta de fazer é um privilégio para poucos. Se você sabe que não vai conseguir encontrar tempo para compartilhar periodicamente as postagens do seu blog em sua página ou perfil do Facebook, a solução é automatizar ou agendar a postagem do seu conteúdo.


Existem muitas ferramentas online que fazem isso, desde simples plug-ins, até a softwares de marketing digital, que publicam automaticamente as postagens de seu blog em sua página do Facebook. Assim, você mantém a presença de sua marca constante e sólida na internet, garantindo exposição, tráfego e consequentemente gerando mais leads.



7. Peça à sua rede para interagir com suas postagens do blog.


Gerar mais leads requer a participação dos seus seguidores. Peça a seus colegas de trabalho, clientes e até mesmo seus amigos pessoais e familiares para compartilhar as postagens de sua empresa em seus perfis pessoais do Facebook. Isso é chamado de polinização cruzada e um dos 5 princípios de Momentum amplamente discutido no livro de Shama, Momentum: How To Propel Your Marketing and Transform Your Brand in the Digital Age. De acordo com Shama:


“A polinização cruzada significa utilizar cada recurso que sua empresa possui e incorporar em sua estratégia de marketing, fazendo com que eles se referenciem entre sí. À partir da sinergia de todos os recursos disponíveis, você cria uma ação consistente e de alcance amplo gerando um fluxo crescente de tráfego orgânico.


Ao explorar o potencial que os perfis pessoais podem alcançar com suas postagens, você consegue levar seu conteúdo a novos públicos sem pagar nada!



8. Estenda a mão!

Regra da vida: é dando que se recebe. Primeiro você promove uma ação que naturalmente você recebe outra em troca. Você é fã ou admirador do trabalho de alguém? Comente sobre ele no Facebook! As pessoas acompanham mais suas mensagens no Facebook do que seus e-mails. E também são mais propensos a interagir nas mídias sociais respondendo às mensagens do Facebook.


Mas se você não se sente confortável para enviar uma mensagem, não tem problema! Deixe um emoji ou curta o seu trabalho!


Quando for interagir pelo Facebook, tenha o cuidado de utilizar a Persona mais apropriada para aquele momento, isto é a Persona Profissional ou sua conta pessoal.



9. Faça um vídeo ao vivo


A intimidade e o imediatismo do vídeo ao vivo criam, para seus espectadores, a sensação de que estão vendo os bastidores de quem você realmente é, além de estimulá-los a assistir por muito mais tempo do que fariam se fosse um vídeo normal, por causa da imprevisibilidade e naturalidade de um vídeo ao vivo.



10. Crie uma comunidade.


Talvez o maior benefício do Facebook seja permitir que você crie uma comunidade. Ele fornece a você um grupo de pessoas que estão constantemente conectadas e abertas para ouvir sua mensagem.


Interaja com as pessoas de forma autêntica, seja escrevendo em suas paredes, respondendo aos comentários, conversando em grupos ou promovendo novos relacionamentos. Antes que você perceba, terá criado uma comunidade de amigos que vêem de forma favorável você e sua empresa. E melhor ainda: sem pagar nada!


Como você pode ver, apesar do marketing no Facebook ser pago, você também consegue ter retenção de seguidores e ainda mais, aumentar sua rede de contatos, e alcançar os resultados tão esperados. É só você utilizar as dicas acima, fazer conexões, desenvolver relacionamentos e compartilhar sua sabedoria com os outros.


Não deixe de acompanhar a newsletter da Projeto56, assim como o Blog. Lá você encontra essa e outras informações relacionadas às mídias sociais e sua gestão. Se tiver alguma dúvida, mande um email para info@projeto56.com


E, caso você não se sinta seguro, pelo menos no início desta caminhada, a

Projeto56 te ajuda a dar os primeiros passos para que você obtenha sucesso mais rapidamente.


Acesse o site www.projeto56.com


Acompanhe também pelo Instagram, Facebook e Linkedin





Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre serviços e produtos que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto, tenho como filosofia de vida pensar positivamente, e com isso, passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.


Se você fizer uma compra por meio dos links deste site, poderei receber uma pequena comissão.


Projeto56 - Todos os direitos reservados 2021


#midiassociais #midiadigital #coaching #coachingonline #projeto56 #projeto56blog #affiliateprogram #remotework #trabalhoremoto #trabalhoonline #mentoring #mudeieagorablog #mudeieagora #mídiassociais #marketingdigital

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo