A Gestão da Mudança em 4 perguntas

Promover mudanças nas empresas sempre foi um desafio, pela própria característica disruptiva do processo. E hoje em dia, em uma sociedade que está tendo que se reinventar diariamente, isso se torna cada vez mais comum. Quanto maior o tamanho da empresa maior o obstáculo e, em algumas vezes, tornando-se intransponível. Sobre a gestão de mudança, muito se fala em fatores estruturais e metodologias a serem implementadas. Na Internet existem vários artigos que abordam de forma distinta visões específicas sobre determinadas perspectivas.

Mas existe uma convergência com relação às condições básicas para que se possa criar um ambiente ideal para uma mudança bem sucedida, não importando o tamanho da mudança ou da empresa.

As mudanças têm maior chance de acontecer, e de forma menos traumática se houver o ajuste adequado do mindset dos integrantes da organização. Mas como saber que esse ajuste está sendo efetivo?

Existem quatro perguntas que balizam e promovem com clareza se as condições necessárias foram assimiladas pela organização:

  1. Eu consigo ver um comportamento diferente dos meus líderes e colegas de trabalho?

  2. Eu entendo o que estão me pedindo para mudar e isso faz sentido para mim?

  3. Eu compreendo que a estrutura, os processos e os sistemas conseguem apoiar as mudanças a serem implementadas?

  4. Eu tenho as habilidades e oportunidades para agir nessa nova perspectiva?


Nas empresas menores, o problema é o mesmo, mas, as consequências podem ser ainda maiores. Entender o que está implícito em cada uma das perguntas e saber respondê-las, ajuda o empreendedor a fazer os ajustes de forma prática e decisiva.

Mas se você é um pequeno lojista, ou profissional liberal, com uma estrutura enxuta, poderá questionar sobre a eficiência desta abordagem visto que você tem o controle e supervisão direta de sua equipe e negócio, certo? Errado.

Veja que as adversidades e desafios são inerentes ao mercado profissional e não existe discriminação quanto ao tamanho do negócio. Conhecer o que as grandes corporações estão fazendo, quais as práticas utilizadas, e as lições aprendidas, podem ser a diferença que fará o seu negócio prosperar.

Tenha sempre o hábito de reavaliar o seu negócio, usando o mercado como norteador dos ajustes que você deverá promover. Sempre questione o porquê da mudança e a necessidade de implementá-la. Pesquise na Internet como outras empresas estão lidando com o problema. Avalie quais foram as ações tomadas bem como os impactos gerados e faça uma adaptação para o seu negócio. Avalie quais os riscos envolvidos caso você queira ou não mudar. Mantenha a sua ações em consonância com o que você acredita. Mas lembre-se, o que você acredita, deve estar sempre atualizado e em consonância com os rumos a serem percorridos. Saber aonde você está e para onde você quer ir não se trata de informação ou conceito estático. Você deve sempre ajustar o seu caminho.

Empreender é isso! Acreditar no motivo de uma mudança e inspirar as pessoas a mudarem seu comportamento. Afinal, as pessoas são as empresas!

Se você quiser aprofundar um pouco mais sobre metodologias promotoras de mudança, existe uma vasta literatura no mercado. A leitura dos livros abaixo pode te ajudar:

Lean Thinking Choose your WoW A Startup Enxuta Sucesso sempre!

0 visualização
Entenda como a Projeto56 pode facilitar a sua vida ....
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter
Receba a nossa Newsletter

©2020 por Projeto56 Consulting