Como obter melhores resultados em seu negócio, seja você Autônomo, Profissional Liberal ou Lojista!

A busca por novos clientes pode ser um grande problema para o pequeno empresário, ou mesmo para o autônomo ou profissional liberal. As técnicas e serviços de marketing e CRM, ERP disponíveis no mercado, ou mesmo a contratação de mão de obra não cabem dentro do orçamento.


Tempo para você mesmo fazer, nem pensar! Afinal, o tempo que que você tem é para vender e pensar em novas estratégias de como vender mais.


E então o que fazer?

Calma que existe uma solução que, se bem utilizada, traz resultados crescentes.


No caso dos espaços físicos como consultórios, escritórios e lojas, o que deve ser observado está relacionado ao layout, a decoração, aos produtos e ,é claro, ao atendimento personalizado do seu cliente.


É importante ter uma visão analítica sobre os itens relacionados acima, mas é fundamental estar atento diariamente, afinal é muito difícil obter um feedback com sugestões ou opiniões do cliente, a não ser que você fique literalmente na entrada de sua loja fazendo pesquisa de satisfação. E, até assim, caso você consiga alguma informação, ela poderá não refletir 100% a opinião, por estar sendo aplicada de forma induzida. Estudos comprovam que a informação é mais assertiva quando obtida de forma espontânea.


Então observe os seguintes pontos:


Layout da fachada e decoração

É fundamental que as lojas físicas tenham uma fachada bonita, limpa, bem iluminada e com a decoração de vitrine constantemente atualizada. Isso chama a atenção do cliente e desperta a curiosidade para entrar na loja.

Mesmo sendo tão óbvio, com o passar do tempo, a rotina diária acaba contribuindo para que você esqueça coisas básicas como essas, e, em pouco tempo, uma lâmpada queimada, uma pequena infiltração ou sujeira na parede, começam a ficar invisíveis.... para os olhos do dono.

Fique atento!!

Além disso, caso a sua loja não esteja localizada em um ponto de passagem e de grande fluxo de pessoas, geralmente, quem passa diariamente pela frente são as pessoas do seu bairro ou região. Elas passam, olham para a sua vitrine, e se ela não estiver constantemente renovada, com os produtos bem expostos e a loja com cara de nova, eles não terão vontade de entrar em sua loja, afinal, elas passam por lá todos os dias não é mesmo!?


Produtos

Este quisito, serve tanto para quem já está operando um negócio como para quem está querendo começar. Ter uma loja bonita não garante boas vendas se o seu produto não é um artigo de desejo ou de boa aceitação no mercado. Nunca esqueça essa regra!

A exposição do produto também é muito importante. Ter uma programação visual que segue um padrão estabelecido, demonstra organização e profissionalismo. Nada de colocar os produtos de qualquer jeito na vitrine. A vitrine deve utilizar dispositivos que consigam expor os produtos em altura diversas criando a sensação de movimento ao cliente, além de ficar visualmente mais leve e agradável.



Serviço

Aqui estamos tratando de atendimento ao público. Como nos quisitos anteriores, esse talvez seja o que mais promove a fidelização do cliente.

Atendimento é tudo!

É o seu diferencial em relação a sua concorrência. Pode estar certo que se a sua loja for bonita, com produtos atraentes, mas peca no atendimento, seu cliente pode até comprar por motivos diversos como status, desejo ou outro qualquer mas, será apenas uma vez. Além do cliente não retornar mais, você ainda terá conseguido o pior: criar um anti marketing para a sua marca.

Sabe porque?

Porque o cliente irá lembrar sempre da experiência negativa que teve em sua loja e não recomendará aos outros. Um cliente insatisfeito será sempre uma propaganda negativa de sua loja. Lembre-se!

Apesar de estarmos dando os exemplos utilizando o conceito de loja, os pilares são os mesmos para quem é Autônomo ou Profissional Liberal.


Como assim?

Simples.


O layout, neste caso, trata da aparência que você deve apresentar quando estiver trabalhando. A primeira impressão é a que fica. Como exemplo, preocupe-se com a roupa que usa. Se for um uniforme, traga-o sempre limpo e passado. Asseio pessoal também é fundamental. No caso dos homens, se você usa barba, tenha ela sempre bem cortada. Se for mulher, tenha cuidado com o cabelo. São muitos quisitos a serem observados, então esteja atento para todos.


O produto é o que você oferece como vantagem para que seu cliente tenha interesse em contratá-lo. O mercado está repleto de autônomos que executam o mesmo tipo de serviço, tais como, Bombeiro hidráulico, Eletricista, Motorista, Designer, Arquiteto, Advogados e muitas outras profissões.

Você precisa criar um diferencial que não seja tão somente preço. Baixar o preço acabará colocando a sua profissão e seu sucesso em risco, a não ser que você tenha uma mega equipe e seu preço esteja calculado com base no volume de serviços prestados. Mas esse não é o foco deste artigo pois estamos tratando de situações na vida profissional de pequenos empresários e autônomos.


Serviço está relacionado a como você se comporta, a sua postura. Profissionalismo é educação. Coisas básicas como o tratamento do cliente, o cuidado com o uso das palavras, palavrão nunca! Comprometimento, Pontualidade, Segurança.... e muitos outras qualidades devem ser também observadas. Podemos abordar esses tópicos em outro artigo.

Por se tratar de um assunto que abrange muitas variantes, o objetivo deste artigo é trazer o conceito do que é primordial para ser um empreendedor de sucesso. Muitas outras dicas boas e não tão boas, você conseguirá encontrar na internet. Faça o seu dever de casa, mas se você tiver sempre em mente esses três pilares básicos - Lay out, Produto e Serviço - pode ter certeza que irá obter bons resultados no seu negócio.


Alguns livros que podem te ajudar:


Poder e Alta Performance

A Linguagem Corporal dos Líderes

Etiqueta sem frescura

Visual Merchandising: Vitrinas e interiores comerciais

Boa leitura e Sucesso Sempre!

7 visualizações
Entenda como a Projeto56 pode facilitar a sua vida ....
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter
Receba a nossa Newsletter

©2020 por Projeto56 Consulting