top of page

Gestão de Tempo X Gestão da Mente - Seja eficiente dominando esta guerra!

Atualizado: 17 de set. de 2020

Como aumentar a produtividade?

Usando melhor o tempo, certo? Hummm....


Mas, será que só isso é o suficiente?


Por maior o esforço e disciplina que se coloca na tarefa de utilizar o tempo da forma mais eficiente, o dia continua tendo 24 horas, isto é, sempre haverá este limite, e consequentemente a limitação da produtividade.


Mas, existem algumas ações, ou melhor, hábitos que podemos implementar em nossas vidas, e que, através de um ajuste fino em nosso comportamento acabam por refletir em um ganho sensível de produtividade. Aqui vão os mais importantes:

  • Tenha o hábito de anotar todas as tarefas que você precisa executar e mantenha essa lista das tarefas que você precisa fazer atualizada diariamente. O fato delas estarem escritas ou digitadas no seu desktop ou smartphone, fazem com que se tornem um plano estratégico. E, a medida que você vai concluindo, faça uma marca ou, caso esteja usando um bloco de anotações, risque a atividade. Com isso você estará tendo um controle visual do que estabeleceu como metas (tarefas), e quais você já concluiu ou falta concluir. Existem diversos aplicativos gratuitos que funcionam perfeitamente para isso.

  • Diariamente, como última tarefa a ser executada naquele dia, planeje as atividades que você precisa ou quer realizar no dia seguinte. Isso ajuda a entrar no ritmo mais rapidamente quando você começar a realizá-las.

  • Termine qualquer atividade ou projeto que você tiver planejado, se possível na primeira abordagem. Um hábito muito comum, principalmente nas gerações mais novas, é o de fazer diversas atividades ao mesmo tempo. A possibilidade de haver procrastinação das tarefas mais difíceis é muito maior, além do tempo de conclusão para outras atividades também aumentar sensivelmente, em razão da perda de foco. Sem contar que a qualidade do que fazemos fica muito comprometida.

  • Quando existirem atividades que envolvam muitas etapas, vai ficar muito mais fácil e rápido dividi-las em pequenas metas ou objetivos. Desta forma, você consegue executá-las rapidamente utilizando a dica anterior de abordagem única da tarefa.

Apesar de parecerem dicas muitos simples e que talvez você já as conheça, não duvide dos resultados que elas podem produzir. Elas, em conjunto, ajudam a obter foco e consequente potencializar a sua motivação, que é o combustível para a realização de nossos sonhos e objetivos.


Tenha sempre o cuidado de ser justo e equilibrado quando se trata da sua capacidade de resolução ou de adicionar outras tarefas. Tentar fazer mais do que conseguimos não traz benefício algum, pelo contrário, acaba minando nossa motivação e aumentando o nível de ansiedade e stress.


A tarefa mais árdua e que exigirá maior esforço será a de criar o hábito de utilizá-las no dia a dia. Pesquisas revelam que são necessários 21 dias de prática para que um novo hábito seja gravado em nossas mentes.


Então, é hora de praticar. Lembre-se que você não tem como acrescentar horas no seu dia, mas você pode aumentar o nível de eficiência ao utilizá-las. Disciplina e motivação, juntas, são a infraestrutura necessária para você conseguir ser mais produtivo.


Dois livros que podem ajudar ainda mais quando o assunto é gestão do tempo são - A Tríade do Tempo do Christian Barbosa, que fala sobre família, trabalho e vida e - Procrastinação - Guia científico sobre como parar de procrastinar definitivamente, da Lilian Soares.


Boa leitura e Sucesso sempre!

8 visualizações0 comentário
bottom of page