MARKETING FIT - O que é, para que serve, e como usar!

Atualizado: Mar 19

Não se trata de um conceito novo mas de uma prática que foi repaginada ou melhor que ganhou um outro nome, acompanhando as tendências de gestão de negócio.




Certamente, para quem não é empreendedor ou investidor, talvez não saiba, mas quando você vai criar uma empresa, serviço e produto, existem preceitos básicos a serem seguidos para que um projeto seja bem sucedido.


Em termos bem práticos, um destes preceitos é o estudo de mercado. Você tem que saber antes se, o que você está pensando em lançar, tem um mercado promissor, em termos de tamanho e aceitação do seu produto ou serviço. Esse "estudo", que nada mais é uma pesquisa de mercado evolui acompanhando a evolução digital, e, é aí que o termo Marketing Fit foi criado. Ele te ajuda a enxergar a diferença entre sucesso e fracasso.


Uma das maiores diferenças entre empresas que tem sucesso e aquelas que falham é a rapidez com que elas avaliam se existe uma demanda real para o que estão oferecendo. O relatório Global Startup Ecosystem Report 2019 estimou que apenas 1 em 12 empreendedores cria um negócio de sucesso.


O mesmo relatório revelou que 45% das startups que conseguiram prosperar e ter crescimento consistente de longo prazo realizaram pesquisa com clientes em busca de feedbacks sobre os produtos ou serviços que iriam lançar. Poucas startups utilizaram o Marketing Fit para saber se o mercado seria seu consumidor.


Definição de Marketing Fit


A maioria das definições de Marketing Fit incluem a seguinte frase:

Uma necessidade atualmente não atendida, mal atendida ou uma lacuna de mercado que você pode explorar.

Geralmente abrange:

  • um grupo grande de usuários com um problema específico e que você pode criar ou já tem uma solução;

  • uma demanda contínua suficientemente forte entre os clientes em potencial por um produto ou serviço que atenda a essas necessidades;

  • uma solução personalizada que resolve efetivamente um problema ou necessidade na perspectiva do usuário.


Por que o Marketing Fit é importante?


Também chamado de Product Marketing Fit, na prática, ele impede que você cometa um erro como, por exemplo, tentar vender uma geladeira para um esquimó.


Geralmente os erros do mundo real são mais difíceis de evitar, pois as incompatibilidades entre o produto e o mercado ou cultura podem ser sutis. Identificar as necessidades de um usuário potencial pode ser muito complicado, além de demorado, sem contar que talvez eles ainda nem saibam que têm ou terão um problema. Mas, deixar de realizar o marketing fit certamente é o caminho certo para o fracasso.


Benefícios do Marketing Fit


Primeiro, você deve ter em mente que fazer um trabalho de Marketing Fit sem o empenho, mal calibrado ou viciado é tão ruim como não fazê-lo. O que quero dizer é que todo criador é apaixonado por sua criatura e isso pode gerar excesso de confiança.


Por mais que você tenha em mente um produto, e saiba muito bem dos benefícios e resultados que ele trará, ainda assim, as pessoas podem não ver esses benefícios ou qualidades com os mesmos olhos que você vê e o produto não alcançar o retorno de mercado que você espera.


Neste momento, não é hora de pensar em questões administrativas ou produtivas, e sim de verificar se o produto ou serviço terá mercado consumidor.


Deixar de realizar o Marketing Fit pode trazer problemas como:

  • perda de tempo - perda de dinheiro - Por mais apaixonado que você possa ser pelo seu produto, a triste verdade é que os usuários em potencial podem não sentir o mesmo. Aprenda rápido a economizar esse recursos.

  • Gastar energia sem foco - Ao deixar de fazer pesquisas e análises, e, garantir a boa adequação do projeto ao mercado, você estará negando a si mesmo as informações que precisa para promover os ajustes essenciais em seu produto ou no público-alvo que poderiam levar o seu projeto ao sucesso. Ter foco e disciplina no Marketing Fit podem salvar um projeto que por falta de informação, poderia provocar grandes prejuízos na sua conta bancária.

  • dificuldade em captação de investimento externo - A tecnologia é altamente competitiva e é um mercado com milhares de concorrentes buscando capital para viabilizar seus projetos. Então, se você precisa de apelar para o fundraising, ou melhor, captação de recursos, faça o dever de casa e tenha um estudo de caso bem elaborado com o Marketing Fit incluído.

Toda a energia gasta na avaliação para certificar se o seu produto esta adequado ao mercado, traz também outras vantagens além das já faladas anteriormente como evitar a perda de tempo, as despesas e o sofrimento de apoiar uma idéia ruim. Esses outros benefícios são:

  • a oportunidade de fazer mudanças e atender a uma necessidade real do mercado;

  • a elaboração de um documento valioso para atrair investimentos;

  • a certificação pessoal que suas idéias sobre o produto estava certas e isso te dará motivação extra para continuar quando as coisas ficarem difíceis.Testar suas suposições significa que você pode melhorar sua proposta de valor.


O conhecimento que o Marketing Fit trará, você poderá usar para ajustar seu modelo de negócios, produto e até posicionamento empresarial no mercado.


Considere utilizar essa ferramenta em seu próximo projeto, e, caso você não se sinta seguro, pelo menos no início desta caminhada, a Projeto56 te ajuda a dar os primeiros passos para que você obtenha sucesso mais rapidamente.


Não deixe de acompanhar a newsletter da Projeto56, assim como o Blog. Lá você encontra essa e outras informações relacionadas à gestão estratégica digital de negócios. Se tiver alguma dúvida, mande um email para info@projeto56.com


Acesse o site www.projeto56.com




Política de divulgação


As matérias e posts deste site são escritos com base em uma visão honesta e na minha experiência profissional. Eu apenas escrevo resenhas sobre serviços e produtos que eu pessoalmente uso, gosto ou confio. Apesar de listar os pontos negativos e positivos, me esforço para passar a informação mais objetiva possível. Acho que focar demais nos aspectos negativos podem levar à procrastinação e ter uma experiência negativa. Portanto, tenho como filosofia de vida pensar positivamente, e com isso, passar esse viés positivo para que você não seja negativamente influenciado e possa fazer o seu próprio juízo de valor.


Se você fizer uma compra por meio dos links deste site, poderei receber uma pequena comissão.


Projeto56 - Todos os direitos reservados 2021


#midiassociais #midiadigital #coaching #coachingonline #projeto56 #projeto56blog #affiliateprogram #remotework #trabalhoremoto #trabalhoonline #mentoring #marketingfit


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo