Investir no Mercado Imobiliário Europeu: o Melhor Momento é Agora
- Redação Mudei e Agora
- 15 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de ago.

Após um período de subida forte das taxas de juro, a descida dos juros por parte do BCE num cenário global de inflação em abrandamento traz condições favoráveis para investimento, sobretudo em setores como logística, residencial, escritórios e retalho.
A seguir as três tendências de fundo:
Taxas de juro europeias abaixo de 2 %, em contraste com os juros elevados nos EUA, o que torna o continente atrativo por yield ajustado ao risco;
Escassez persistente de novos projetos, um efeito de regulamentação e custos de construção elevados, que fortalece o valor dos ativos existentes;
Crescimento do capital transfronteiriço, com fundos internacionais a focarem-se em imóveis prime em capitais europeias, e oportunidades "off-market" que permitem ganhos acima da média.
Áreas como França, Benelux e Itália despontam, especialmente no setor logístico, que deverá crescer cerca de 20 % em rendas até 2029.
No investimento, diferenciam-se quatro categorias:
Core/core-plus, com fluxo de rendimento estável;
Value-add, com potencial de valorização via remodelação ou reposicionamento;
Alternativos, como residências estudantis, data centers e saúde;
Off-market, que oferece oportunidades menos competitivas e melhor rentabilidade.
O primeiro trimestre de 2025 viu um aumento de +28 % no investimento imobiliário europeu, ultrapassando os 50 mil milhões €, e destacou países como Portugal, França e Irlanda como líderes nesta retoma.
Saiba mais aqui !
Fonte: idealista
Comentários